Indumentária Gaúcha
É muito interessante como o gaúcho valoriza a sua indumentária. Ao longo da história, foi se construindo um estilo totalmente particular e que até hoje chama a atenção e desperta a curiosidade.
No peão, a pilcha primitiva, de origem indígena era o chiripá Cayapi, e depois um pano de couro. Pala bichará, camisa sem botões, bragas e poncho.
A prenda até o ano 1750, usava o Tipoy, um vestido longo, de algodão, de dois panos costurados entre si. Para apertar o tipoy, sobre a cintura, era usado um cordão chamado Chumbé.
De 1820 a 1865, foi usado em algumas regiões dos pampas, outro tipo de chiripá. Pano em formato de retângulo, passado por entre as pernas, ia até os joelhos amarrado à cintura. Botas russilhonas, ceroulas, com franjas, faixas, guaiaca, camisa sem botões, jaleco, lenço de seda, chapéu aba estreita e copa alta.
A prenda de 1820 a 1870 a mulher gaúcha usou vestido de seda ou veludo, botinhas fechadas, travessa nos cabelos,leque, meias brancas e xale. Era a influência européia.
Foi a partir de 1865 que definiu a indumentária do gaúcho atual. Bombacha, botas,esporas, faixa, guaiaca de couro, com pêlos ou não, camisa de algodão, colete ou casaco, lenço e chapéu. Na Região da Fronteira apareceram as boinas, hoje comuns no Rio Grande do Sul.
A mulher gaúcha a partir de 1870, vestiu-se de forma variada, nas cidades, campanhas, sofrendo influências dos povos que aqui chegaram.
Related Posts
-
Gravação para Tv Australiana dia 13/ abril
Warning: basename() expects parameter 1 to be string, object given in /srv/users/churrascariagalpaocrioulo/apps/churrascariagalpaocrioulo/public/wp-content/themes/victoria/framework/image_resize.php on line 146
Os Precursores do MTG- Movimento Tradicionalista Gaúcho
-
A história da churrascaria Galpão Crioulo
-
Fogo de Chão